O atendimento online
O Conselho Federal de Psicologia aprovou continuidade de atendimento psicoterápico via internet, em casos do paciente estar fisicamente distante do local de atendimento do terapeuta. Também é permitido pelo conselho que sessões de aconselhamento psicológico sejam conduzidas via internet, por no máximo 20 sessões. O que facilita o acesso de diversas pessoas aos benefícios da ciência do comportamento aplicada e o acompanhamento personalizado por terapeuta experiente.
Com o intuito de beneficiar mais pessoas com a Análise do Comportamento aplicada, via aconselhamento psicológico e continuidade temporária de psicoterapia já iniciada, o instituto oferece uma Plataforma de Atendimento On-line, através da qual é possível o encontro virtual entre o terapeuta e o cliente. Supervisão on-line é mais um dos serviços prestados à distância, permitidos pelo conselho. Desse modo, profissionais recém-formados ou com mais experientes, mas que estejam eventualmente passando por dificuldades em algum caso específico, podem contar com sessões agendadas de supervisão on-line.
Este serviço, funciona com as mesmas regras do presencial, no sentido de que é agendado e respeitado o horário para início e término, em local silencioso, onde esteja garantida a privacidade e sigilo do processo de aconselhamento ou psicoterapia. A pessoa que se interesse pelo serviço, deverá entrar em contato conosco, em qualquer um de nossos telefones, por meio de WhatsApp ou e-mail e agendar horário com o profissional desejado. No horário agendado, o terapeuta estará on-line para dar início ao atendimento.
A quem se destina e suas vantagens
A Orientação Psicológica Online está disponível para pessoas maiores de 18 anos e no caso de menores de idade os pais ou responsáveis devem autorizar, residentes ou não em território nacional.
Suas vantagens se devem ao fácil acesso ao atendimento já que permite que pessoas que moram fora da localidade do profissional que gostaria de consultar, tenham acesso. Também reduz custos com deslocamentos ou mesmo que a pessoa possa ter acesso a orientações terapêuticas que não estão disponíveis em sua cidade.
Sigilo profissional
Essa modalidade de atendimentos garante sigilo, os profissionais tem seus registros no Conselho Regional de Psicologia e, portanto respondem ao Código de Ética da Profissão (link).
O profissional estará em ambiente isolado, com acústica adequada e seguro. O paciente deve estar sozinho, em ambiente adequado, silenciosos e seguir as mesmas regras para que o atendimento esteja de acordo com as normas éticas da profissão em especial o sigilo absoluto.
Como se trata de uma atividade via web, mesmo atendendo a todos os cuidados que se fazem necessário, o atendimento online tem sua vulnerabilidade por ser feito por meio eletrônico. O cliente deve estar ciente desse risco.
As trocas de informações realizadas através da Internet não são consideradas totalmente seguras, por isso usamos software antivírus para proteger as informações no computador que utilizo para atendimentos. Assim, é de fundamental importância que o usuário do serviço também certifique-se da segurança de seu equipamento, instalando programas de antivírus, de sua preferência, que detectem possíveis ameaças (em caso de dúvida, procurar um profissional de Informática).
Regras para a orientação online
Para que o processo de atendimento online caminhe conforme as normas éticas e tenha bons resultados, algumas regras precisam ser esclarecidas:
1. Apenas são autorizadas 20 orientações durante o processo.
2. A orientação online não é psicoterapia e nem a substitui. Ela se presta a uma orientação pontual e especifica. (ler link da resolução que autoriza essa prestação de serviço).
3. As orientações são agendadas de acordo com a disponibilidade do profissional e do cliente, por meio do contato disponibilizado no site.
4. Se o cliente, após agendar horário, tiver algum contratempo que o impossibilite sua presença no horário marcado, uma remarcação será possível desde que o profissional seja avisado com 24 h. o não cumprimento dessa regra implicará na cobrança da sessão conforme acordo entre as partes.
5. Se a impossibilidade de atendimento estiver ligada a problemas de conexão, novo horário será agendado.
6. O cliente deve evitar o atendimento em computadores públicos ou de uso compartilhado, de Lan house, Cyber Cafés, bibliotecas e local de trabalho. Também compete ao cliente decidir apagar as conversas relativas a orientação.
Obs.: o profissional estará disponível para qualquer dúvida ou esclarecimento via contatos disponíveis nesse site.
Resolução CFP n 11/2012 encontrada no site do CFP: http://site.cfp.org.br
Site do Conselho Regional de Psicologia: portal.crppr.org.br
Código de ética do psicólogo: http://site.cfp.org.br/resolucoes/resolucao-cfp-no-0112012/
Últimas notícias
Curso: Formação Profissional em Mindfulness
O curso capacitará profissionais à aplicarem a abordagem de Mindfulness em seus clientes/pacientes através de uma formação …
Curso introdutório “Autismo e Atrasos no Desenvolvimento Infantil: Intervenções ABA.”
É com grande carinho que o Instituto Interação, em parceria com a Me. Carolina Silveira, traz para Londrina o curso …
“PrevenirPsi: Palestra sobre prevenção ao suicídio”
A Subsede de Londrina do CRP-PR ofereceu o evento “PrevenirPsi: Palestra sobre prevenção …